No primeiro semestre, o Grupo Portfolio impulsionou a transformação de organizações por meio de projetos estratégicos, capacitações, inovação e desenvolvimento de pessoas. O período foi marcado por conquistas e entregas que reforçam o compromisso com a excelência em gestão e resultados.
O primeiro semestre de 2026 do Grupo Portfolio foram marcados por projetos, capacitações, eventos e iniciativas que reforçaram o compromisso do Grupo Portfolio com a excelência em gestão, inovação e desenvolvimento de pessoas.
Ao longo do semestre, as empresas do Grupo atuaram em diferentes frentes, conduzindo projetos estratégicos, promovendo formações, compartilhando conhecimento e fortalecendo parcerias que impulsionam a transformação de organizações públicas e privadas.
Impulsionar a transformação
O semestre começou com importantes entregas e novos desafios. Entre eles, destacam-se o planejamento estratégico da IDIBRA, o treinamento em boas práticas de gerenciamento de projetos para o Sicredi, a implantação de um PMO dedicado para a Bianchi Urbanismo e o início de projetos voltados ao gerenciamento de riscos e ao redesenho de processos na Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).
Ao longo dos meses, novas iniciativas também passaram a integrar as frentes de atuação do Grupo Portfolio, como a implantação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) nas Empresas SJ, a gestão do PMO da Alvoar Lácteos, o apoio ao projeto de implantação do novo Sistema de Gestão Educacional do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e o projeto de Transformação de Processos da B&Q Energia.
Cada kickoff representou o início de um caminho construído em parceria com os clientes, sempre com foco em eficiência, governança, inovação e geração de resultados.
Conhecimento como ferramenta de transformação
A Portfolio Formação manteve uma agenda intensa de treinamentos, workshops e capacitações, levando conhecimento para organizações de diversos segmentos.
Entre as entregas do semestre estiveram formações em Gestão de Projetos, Lean Six Sigma, Gestão Ágil com OKRs, Gestão da Mudança, BPM, Engenharia de Soluções e Inteligência Artificial aplicada aos negócios.
Empresas e instituições como Sicredi, Itaueira, EBSERH-UFC, Fundação FASTEF, ICC e Mota Machado estiveram entre as organizações atendidas, reforçando o compromisso do Grupo Portfolio em desenvolver pessoas e fortalecer a cultura da melhoria contínua.
Internamente, o semestre também foi marcado pelo investimento no desenvolvimento dos Portlovers, com iniciativas como o curso Power BI Essentials, capacitações em Planejamento Estratégico e ações do Programa de Desenvolvimento de Líderes e do Programa Saúde e Bem-Estar.
Produção de conteúdo
Além da atuação em projetos e treinamentos, o Grupo Portfolio ampliou sua produção de conteúdo ao longo do semestre, promovendo reflexões sobre temas estratégicos para organizações públicas e privadas.
Entre os assuntos abordados estiveram Inteligência Artificial para negócios, automação de processos, gestão de riscos, PMO de Engenharia, Centros de Serviços Compartilhados (CSC), transformação digital, gestão ágil, reforma tributária, governança, gestão de processos e melhoria contínua.
O Programa de Aprendizado Flexível (PAF) também teve papel de destaque, oferecendo novas oportunidades de capacitação em áreas como Lean Six Sigma, Kanban, Gestão de Mudanças, Gestão Ágil, Escritórios de Projetos e Processos, Gerenciamento de Riscos e IA aplicada à gestão.
Reconhecimento que orgulha
O semestre também trouxe importantes conquistas para clientes e profissionais parceiros do Grupo Portfolio.
Entre os destaques ficou a pré-seleção do Promojud – Programa de Modernização do Judiciário Cearense entre os 18 projetos que integrarão o relatório anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo o único projeto brasileiro selecionado. O Grupo Portfolio participa dessa iniciativa há mais de três anos, contribuindo para a modernização do Tribunal de Justiça do Ceará.
O Observatório do Turismo de Fortaleza foi vencedor da 3ª edição dos Prêmios Ibero-Americanos de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), na categoria Governança Turística, o que representa uma grande conquista.
E a homenagem concedida à gerente de projetos Marcele Arruda, durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em celebração aos 30 anos do Telejustiça, refletiu o cuidado e empenho dos Portlovers em realizar entregas extraordinárias. Além disso, ainda houve a participação do consultor Rafael Vilela no Agile Trends Nordeste, apresentando um case sobre a aplicação da metodologia OKR 3E no agronegócio brasileiro.
Pessoas que cuidam de pessoas
Durante esses 181 dias, promovemos campanhas de conscientização, ações voltadas à saúde emocional, iniciativas em datas comemorativas e programas de desenvolvimento que fortaleceram nossa cultura organizacional e reafirmaram o compromisso com um ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo e saudável.
O semestre também foi marcado pelo incentivo ao esporte. Patrocinado pelo Grupo Portfolio, o atleta cearense Moisés Sá representou o Ceará em competições nacionais e internacionais de Jiu-Jitsu, conquistando importantes resultados e reforçando valores como disciplina, dedicação e superação.
Grupo Portfolio no primeiro semestre: conquistas e desafios
O primeiro semestre reafirmou o propósito do Grupo Portfolio que é impulsionar organizações com soluções orientadas a resultados. Cada projeto iniciado, formação realizada, conteúdo compartilhado e parceria construída representam nosso objetivo de nos preparar e preparar nossos clientes para os desafios do mundo corporativo.
Seguimos buscando, a cada dia, reforçar por meio do nosso trabalho o conhecimento, a colaboração, a inovação e as entregas extraordinárias.
Vamos juntos para os próximos desafios.
← Voltar para Conteúdos