Fale Conosco

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Quis, asperiores doloribus cum laudantium

Artigos

Faça uma busca por Noticias e Artigos
14 de maio de 2019

As melhores certificações em projetos e processos, conquiste a sua!

gerente de projetos e o profissional de processos que se destaca em relação aos outros tem mais oportunidades de carreira, sucesso e ascensão profissional. Para alcançar esses objetivos, as realizações são fundamentais, mas as melhores certificações dão credibilidade e atestam a competência do profissional.

Isso tem estimulado um número cada vez maior de pessoas a se dedicar à preparação e participação nos testes de certificação, especialmente na área de processos. No entanto, a dúvida sobre quais são as melhores e mais bem aceitas pelo mercado é frequente. Por isso, contamos a você, neste artigo, quais são as melhores opções na área de processos. Confira!

Quais as melhores certificações?

Obviamente, os seus objetivos de gestão de carreira devem ser considerados na hora de escolher sua opção. Na atualidade é muito importante ir além de um bom diploma e dos cursos de inglês, pois essa formação é cada vez mais comum no mercado de trabalho. Embora seja um fator positivo, aumenta o nível de exigência, especialmente para as melhores posições.

Desse ponto de vista, como estamos nos referindo à comprovação de capacidades, que é a função de uma certificação, a confiabilidade de cada certificado é que faz a diferença. Vejamos então quais são as três melhores certificações.

1. CBPP: Certified Business Process Professional

A CBPP comprova o conhecimento e a experiência prática em Gerenciamento de Processos de negócio. Essa é uma área de enorme importância para as organizações, uma vez que a excelência em processos é perseguida como forma de garantir qualidade em cada uma das atividades da empresa.

Ainda assim, a quantidade de profissionais certificados não é muito grande, o que garante um bom diferencial para os que atingem esse objetivo. Para isso, é necessário fazer uma prova elaborada pela ABPMP International – Association of Business Process Management Professionals que, desde 2016, disponibiliza o teste em português.

Existem critérios para considerar os candidatos aptos para efetuar a prova, com a necessidade de comprovar experiência de no mínimo 4 anos. Eles são verificados com base em um formulário em inglês a ser preenchido online. Como será necessário aguardar algumas semanas pela resposta, a dica é usar esse período para reforçar os estudos.

Para a prova, você terá até 3 horas para responder as 135 questões em português. Será necessário obter um aproveitamento mínimo de 70% de acerto nas questões para obter a certificação, com validade de 3 anos. O resultado é imediato.

2. PMP: Project Manager Professional

A PMP também certifica o profissional em gerenciamento de processos. Contudo, ela é emitida pela PMI (Project Management Institute). Extremamente conceituado e com um custo de inscrição mais alto que o CBPP, o instituto exige pelo menos 3 anos de experiência e educação formal na área.

A inscrição também é feita online, mediante o preenchimento de um questionário. Após a aprovação, você recebe um e-mail para efetuar o pagamento por meio de um cartão de crédito e estará apto a realizar os testes, com a possibilidade de agendá-los no período da manhã ou da tarde, de segunda a sábado.

Nesse caso, o exame é realizado em inglês e é composto de 200 questões. O reconhecimento dessa certificação é altíssimo em todo o mundo, especialmente na indústria. Além disso, é a mais exigida. Por isso, obtê-la vai garantir um destaque ainda maior em relação a outros profissionais e excelentes oportunidades. Afinal, é uma forma de comprovar que você tem, de fato, o conhecimento necessário e experiência comprovada na gestão de processos.

3. ACP: Agile Certified Practitioner

Se existe uma necessidade em alta nas organizações é a agilidade. Especialmente em razão da digitalização das empresas e do destaque conquistado por algumas startups, os métodos ágeis são cada vez mais procurados e desejados.

Muitos projetos podem se tornar inviáveis se sua elaboração for custosa e demorada. Nesses casos, é preciso garantir a agilidade e, ao mesmo tempo, a eficiência. A solução encontrada foi a adoção de métodos mais simples e pontuais. Ou seja, não significa que se trate apenas de uma simplificação, mas sim que a agilidade deve ser buscada eliminando práticas desnecessárias para alcançar os objetivos principais de cada projeto.

Pois bem, seguindo essa lógica, a ACP certifica que o profissional domina os métodos ágeis na gestão de projetos. Ela confere a capacidade de aplicar diferentes métodos de acordo com especificidades de cada projeto. Por isso, podemos dizer que essa é uma certificação em alta.

O processo é semelhante ao das outras certificações, com provas em português e validade internacional. O PMI — Project Management Institute, responsável pela certificação, ainda atesta capacidades em gestão de riscos em processos, Risk Manager Professional (PMI-RMP), e no controle de prazos de processos, Scheduling Professional (PMI-SP).

Como obter as melhores certificações?

O requisito principal de qualquer certificação é o seu preparo, o que fica muito mais fácil quando você recorre a capacitações específicas para cada certificação. Obviamente, você pode consultar os manuais das instituições certificadoras e trilhar o caminho sozinho, mas contar com a experiência de quem conhece todos os procedimentos envolvidos, da inscrição ao teste, aumenta as suas chances e garante uma preparação completa para a certificação.

Os cursos preparatórios oferecem simulados, exercícios e informações sobre as provas que, em conjunto com a experiência prática, aumentam a segurança do candidato. Não é raro de ocorrer que, mesmo os profissionais mais tarimbados, tenham dificuldades com a prova em si.

Além disso, tenha em mente que tudo começa com o atendimento dos critérios de elegibilidade. Como pôde notar na descrição das certificações, é necessário ter experiência e formação adequadas a cada caso.

Dessa forma, podemos concluir que nessa busca por comprovação de capacidades, não existem atalhos para a obtenção das melhores certificações. O único caminho é o preparo. Afinal, a certificação é apenas a comprovação de que o profissional está em plenas condições de realizar uma tarefa e que se destaca perante os outros.

Decidiu sobre qual certificação é a ideal para você? Ainda em dúvida? Não se preocupe! Entre em contato conosco, podemos ajudar você na escolha da melhor opção e no seu preparo.

Entre em Contato

ligue-agora

Fale conosco(85) 3267.4307

Deixe seu comentário