Fale Conosco

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Quis, asperiores doloribus cum laudantium

Artigos

Faça uma busca por Noticias e Artigos
25 de outubro de 2018

6 razões para você se especializar com um curso de gestão

Muitas pessoas esperam por promoção no trabalho, reconhecimento no emprego, mas não pensam em qualificar-se para que isso aconteça. Ao se especializar em gestão, o profissional está não apenas buscando o crescimento na empresa, mas investindo em sua ascensão no mercado.

Todas as instituições precisam de pessoas que liderem as diferentes equipes e possam planejar, organizar, monitorar, controlar e direcionar os funcionários e suas respectivas funções. Esses profissionais são chamados gestores e são parte fundamental de qualquer trabalho.

O curso de gestão é uma excelente opção para aqueles que buscam crescimento profissional e mais destaque no mercado de trabalho. Se você se identificou e quer saber mais sobre a especialização e seus benefícios, buscaremos dar todas as informações para sanar as suas dúvidas.

Quem pode fazer e o que se aprende no curso para se especializar em gestão?

O curso de gestão pode ser feito por profissionais de qualquer área de atuação, aperfeiçoando seus conhecimentos. O estudante aprende a ter um perfil de liderança, assumindo a responsabilidade de uma equipe e sabendo como entender e repassar objetivos e metas estipulados.

Matérias como pesquisa, economia, estatística e ética fazem parte da grade curricular em muitas instituições de ensino, seja em cursos superiores tecnológicos de curta duração ou em pós-graduação. Elas são fundamentais para a formação de um gestor.

O que faz um gestor?

Um especialista em gestão é capaz de identificar os fatores críticos de sucesso de um negócio. Deverá passar para a equipe todo o treinamento recebido pela empresa, resolver conflitos internos entre os colaboradores, além de estar sempre motivado para incentivar os funcionários.

Esse profissional também entende como influências externas podem impactar na empresa e está apto a intervir para que o sucesso organizacional seja certo. Ele passa a ser responsável por toda uma equipe e precisa saber como solucionar os problemas.

O gestor atua com:

  • planejamento: recebe de seus superiores os objetivos da empresa e os transforma em metas para a equipe;
  • organização: mantém o fluxo das informações, permitindo que a equipe apresente o trabalho desejado pela empresa;
  • monitoramento: acompanha os indicadores de desempenho da empresa, resolvendo possíveis problemas operacionais;
  • controle: mantém a alta qualidade do trabalho, a fim de superar as expectativas da empresa e ascender o sucesso organizacional;
  • direção: lidera a equipe e resolve conflitos internos que possam prejudicar o trabalho dos funcionários.

Quais são as especializações do curso de gestão?

Entre os cursos de gestão, existem diversas especializações para todos os tipos de profissionais. Elas podem ser cursadas por profissionais independentemente da área em que atuam. Conheça as principais delas:

  • gestão de projetos;
  • gestão de pessoas;
  • gestão pública;
  • gestão de negócios;
  • gestão financeira;
  • gestão comercial;
  • gestão de processos;
  • gestão de marketing;
  • gestão de logística.

Além disso, existem também as certificações que contribuem para o crescimento profissional. Elas podem ser obtidas como aperfeiçoamento da especialização escolhida e são bastante interessantes para o currículo.

Por que eu devo me especializar em gestão?

Existem muitas razões para um profissional se especializar em gestão. A fim de ajudar, apresentaremos 6 delas para que haja uma decisão definitiva e certeira sobre o melhor curso.

1. Ascensão profissional

Se o profissional já estiver empregado, uma especialização em gestão funcionará como ponte para uma possível promoção, uma vez que ele terá um diferencial interessante para a empresa. Ele estará apto a conseguir um cargo mais alto e almejado.

2. Valorização no mercado de trabalho

Com um curso de gestão, o profissional passará a ter o currículo mais valorizado, além de ganhar destaque no mercado de trabalho. Com uma especialização, novas vagas passarão a surgir e outras empresas se interessarão pelo que ele tem a oferecer.

3. Aumento salarial

Em consequência a tudo isso — ascensão na empresa e valorização do currículo —, o profissional tende a ter o seu salário aumentado, já que os empresários passam a dar ênfase e estimam o funcionário que dá importância à sua qualificação e atualização.

4. Atualização da profissão

Ao procurar se especializar em gestão, a pessoa tem a sua carreira atualizada. Não se esqueça de que o mundo corporativo, qualquer que seja a carreira escolhida, se atualiza a cada minuto e, para ser um profissional de sucesso, é imprescindível estar sempre se renovando.

5. Fortalecimento de networking

Estar sempre em contato com outros profissionais é muito interessante tanto para quem já tem um grande emprego quanto para quem quer encontrar um trabalho de peso. Através de um bom networking é possível obter informações sobre o mundo corporativo e conhecer novas oportunidades de trabalho, entre outros.

6. Novas perspectivas de trabalho

Nos cursos de gestão, o estudante entra em contato com profissionais das mais diversas áreas, possibilitando ter uma visão mais ampla do mercado de trabalho e de desconhecidas funções. Assim, é possível ter outras perspectivas e aceitar novos desafios nas empresas.

E onde eu devo me especializar?

Uma dica muito importante é escolher uma boa instituição de ensino que ofereça o curso de gestão da sua escolha. Existem diversas delas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Busque a que atenda às suas expectativas e que esteja dentro da sua realidade.

Com todas as opções de instituições de ensino em mãos, observe a grade curricular e veja se ela se encaixa na área em que você deseja atuar. É interessante notar que existem diferenças entre elas, mas isso não significa que uma seja melhor que a outra, apenas se adaptam às necessidades.

Se você tiver contato com outros profissionais que atuem na área pretendida, procure conversar com cada um deles e obter mais informações sobre a instituição de ensino na qual cursaram gestão. Avalie as opiniões e aceite sugestões de pessoas que entendem do assunto.

Tire o máximo de proveito dos materiais oferecidos e recomendados pela instituição. Dedique-se ao estudo com afinco, sabendo que ele é seu maior investimento para o futuro. Pense sempre no cargo almejado e continue buscando alcançar seus objetivos. O sucesso sempre chega para quem não desiste dele.

O Grupo Portfolio sabe que pode ajudar nessa caminhada em busca do curso perfeito para você se especializar em gestão. Assine a nossa newsletter e conheça, em primeira mão, artigos de grande valia para a sua carreira.

Entre em Contato

ligue-agora

Fale conosco(85) 3267.4307

Deixe seu comentário