Fale Conosco

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Quis, asperiores doloribus cum laudantium

Artigos

Faça uma busca por Noticias e Artigos
30 de julho de 2019

Veja como uma consultoria de projetos pode ajudar uma organização

Embora a crise econômica que atingiu boa parte do mundo esteja dando sinais de enfraquecimento, muitas empresas têm procurado alternativas para se sobressair no mercado e recuperar o fôlego perdido. E a consultoria de projetos pode ser a solução.

Na ânsia de ver os números subindo novamente, muitos gestores podem se precipitar e adotar estratégias que, além de não trazerem o resultado esperado, ainda podem consumir parte da receita de uma empresa.

Nessa hora, o empresário deve respirar fundo e considerar a contratação de uma consultoria de projetos.

Quando oferecida com competência e por profissionais renomados, esse serviço agiliza o trabalho interno de uma companhia e pode fazer uma empresa se recuperar em médio prazo.

Quer saber como uma consultoria de projetos pode ajudar sua empresa? Fique ligado no post que preparamos para você!

O que é e qual o papel da consultoria de projetos?

O sucesso de uma empresa não depende somente da aquisição de seus produtos ou serviços ou do número de clientes que tem. Internamente, é preciso que os funcionários e setores estejam alinhados e que trabalhem de forma realmente produtiva, evitando que tempo e recursos sejam usados de forma errônea.

É aí que entra a consultoria de projetos. Com conhecimento de causa e olhar analítico, esse trabalho pode modificar o fluxo de trabalho e atingir os resultados esperados. Veja adiante o que mais uma boa consultoria pode fazer pelo seu negócio.

Conhecimento de mercado

Uma empresa ou profissional autônomo que oferece serviço de consultoria de projetos é alguém que batalhou para oferecer esse olhar de competência e análise interna de uma organização.

Talvez você argumente que ninguém conhece seu negócio melhor do que você. E isso provavelmente é verdade. Entretanto, um consultor de projetos acumula, no mínimo, dois anos de experiência em gerência de projetos e costuma ter um olhar amplo sobre as etapas e processos de um trabalho.

O know-how de uma consultoria consiste no conhecimento diversificado das etapas de um projeto. Embora os problemas internos de uma empresa sejam diferentes, existem padrões que só um profissional consegue identificar e solucionar da melhor forma.

Em resumo, um consultor de projetos acumula experiência e conhecimento capazes de dar a solução ideal para agilizar o trabalho dos seus colaboradores e o que deve ser priorizado.

Diagnóstico certeiro

Não pense que uma consultoria de projetos segue uma cartilha genérica capaz de resolver os problemas de qualquer empresa. Um consultor experiente consegue observar e olhar os projetos de uma empresa de forma imparcial, sem apegos desnecessários e de forma personalizada.

É natural que alguns gestores vejam esse serviço de forma desconfiada, mas, às vezes, tudo o que uma empresa precisa é que alguém tenha uma visão de fora.

Imagine um agricultor querendo mapear os problemas de solo de uma grande fazenda. Primeiro, ele deve procurar observar a propriedade de cima para identificar os problemas mais aparentes. Depois, passo a passo, ele soluciona e identifica os pequenos fatores que levaram a fazenda à tal situação.

Imagine a consultoria como essa vista aérea necessária. Somente um consultor de projetos experiente pode dar um diagnóstico real e verificar onde processos estão truncados, onde há gargalo e de que forma a empresa pode voltar a crescer.

Objetivos definidos

Talvez você imagine que sua equipe é unida e comprometida o suficiente para mudar a realidade de sua empresa. Então, você e outros gestores se reúnem com o restante dos colaboradores e todos procuram fazer essa gestão de projetos por conta própria. Imagine os problemas de comunicação que surgirão e quanto tempo isso vai demandar!

Por isso, ainda que sua empresa tenha profissionais experientes e conhecedores do que é o melhor para a companhia, uma consultoria de projetos vai se dedicar 100% a essa melhoria e sem perder o foco nos resultados pré-estabelecidos na entrevista entre os gestores e os consultores. Por mais que um funcionário se comprometa a exercer essa função, lembre-se de que essa não será a única.

Portanto, se você quer garantir que os números da sua empresa aumentem, a consultoria de projetos é a alternativa mais certeira.

Projetos claros e bem desenhados

Por mais que os gestores de uma empresa alinhem os projetos que serão desenvolvidos ao longo de um tempo determinado, essas decisões costumam acontecer em cima da hora.

Um projeto, para ser bem desempenhado, precisa ser planejado e analisado de forma estratégica e com os recursos de pessoal de que uma empresa dispõe. De nada adianta imaginar etapas que exigem profissionais que não estão no quadro de funcionários, não é mesmo?

Desta forma, uma consultoria de projetos define com precisão de que forma eles devem começar e a que momento as etapas devem mudar. Um cronograma é fácil de montar, certo? Difícil é traçar um planejamento viável, produtivo e de acordo com o quadro de funcionários, sem acúmulo ou desvio de função.

Em resumo, a consultoria de projetos define a melhor forma de você usar o seu pessoal e a sua infraestrutura para atingir os objetivos específicos da sua empresa em tempo hábil. Lembre-se de que objetivos impossíveis geram frustração e improdutividade.

Economia para a empresa

Afirmar que uma consultoria de projetos pode fazer você gastar menos pode parecer contraditório, mas vamos provar que não é. Muitos gestores, na ânsia de entregar resultados e ver os números do faturamento subir, acabam investindo muito dinheiro em equipamentos e contratação de pessoal que, no final, podem não fazer muita diferença.

Com a consultoria de projetos, você pode ter um diagnóstico pensado especificamente para a sua empresa e com o número de funcionários de que dispõe seu quadro. Depois de tudo devidamente analisado, a consultoria de projetos pode recomendar ou não a aquisição de novos profissionais e até sugerir a diminuição da sua equipe.

Por conta de tantos detalhes a serem analisados por uma consultoria de projetos, é essencial que haja uma relação de confiança entre as duas partes: consultor e gestor. Trabalhando lado a lado e em busca dos mesmos objetivos, os resultados aparecem em menor tempo e podem surpreender!

Você pretende contratar uma consultoria de projetos para a sua empresa? Quer saber mais sobre este e outros serviços? Siga a gente no Instagram e fique por dentro de tudo o que acontece sobre o assunto!

Entre em Contato

ligue-agora

Fale conosco(85) 3267.4307

Deixe seu comentário