Low Code e No Code: novo impulso em programação

Você já deve ter ouvido falar nos termos low code e no code, certo? Mas já parou para entender melhor qual a verdadeira função deles e quais vantagens você pode obter? Aqui vamos mostrar um pouco mais sobre esses novos termos usados na programação.

Os dois estão relacionados ao desenvolvimento de aplicativos, um exige pouco conhecimento de programação (Low Code) e o outro nenhum conhecimento (No Code). De forma geral, eles facilitam o processo de criação de um aplicativo eliminando a maioria dos códigos ou até mesmo todos eles.

Como isso é possível? Bom, o conceito prático do low code e no code já é bastante conhecido. O arraste e solte resolve, em um clique, o que demoraria dias.

Existem diversas características em comum entre sistemas e aplicativos, como fonte, formatação, inserção de imagem e etc. Tudo isso e muito mais representam códigos que não precisam ser escritos novamente a cada vez que forem usados. Ou seja, juntos, eles formam blocos de elementos já prontos e, quem precisa criar um aplicativo qualquer, já vai ter acesso a esse material.

Por meio de um ambiente gráfico são selecionados os elementos necessários, posicionados na interface que também é criada segundo as características determinadas para ela e eventualmente ações correspondentes a um clique.

Diferenças entre Low Code e No Code

A diferença entre os dois, além de literal (entre pouco código e nenhum código), é simples e fácil de entender. Se o objetivo for realizar uma aplicação sem usar linhas de código adicional, é possível utilizar os elementos disponíveis no Low e No Code. No entanto, se for necessário fazer alguma adição aos elementos disponíveis, apenas no Low Code será possível.

Ou seja, se a aplicação criada em Low Code exigir algum nível de personalização, um recurso que os elementos existentes não oferecem, por exemplo, é possível por meio de programação acrescentar ou modificar o resultado final. Com o No Code, não.

Vantagens do Low Code e No Code

O crescimento, o nível de adoção e popularização das plataformas, deve-se às inegáveis vantagens que oferecem. Abaixo citamos alguns exemplos:

Tempo de desenvolvimento

Por não ter que escrever código do zero e no caso do No Code, código nenhum, o tempo necessário para produzir uma aplicação, é muito menor.

Custo de desenvolvimento

Em termos gerais e dependendo da solução que se queira produzir, o custo das plataformas costuma ser menor do que manter pelo tempo necessário para desenvolvimento, um ou vários programadores;

Acessibilidade e facilidade de uso

Por não exigir conhecimento específico, exceto o aprendizado da ferramenta e que costuma ser semelhante ao de aplicações já conhecidas, como um MS PowerPoint ou o próprio WordPress, é prático e acessível para muitos, desenvolver aplicações.

Viabilidade e acessibilidade

Torna viável a criação e o acesso de sistemas e aplicações para muitos negócios que não seriam capazes de investir e esperar o tempo de desenvolvimento segundo os métodos convencionais.

Abrangência

Há uma variedade de opções para diferentes objetivos, bem como patamares de valores, sendo que muitos são acessíveis para muitos tamanhos de negócios e alguns até gratuitos, como é o caso mais popular do WordPress;

Flexibilidade

Muitas das plataformas mais populares, tornarem-se conhecidas e usadas em função da sua flexibilidade na oferta de soluções as mais variadas e novamente o WordPress é um bom exemplo, ao permitir criar tanto um blog ou simples site institucional, ou um completo site de e-commerce.

Como vimos, as vantagens são diversas. O Low Code e o No Code possibilitam o desenvolvimento mais rápido de soluções, a implementação de projetos de forma ágil, a atualização de recursos simplificada e a criação de protótipos do dia para a noite, isso tudo com custo reduzido.

Logo, o desenvolvimento a partir dessas duas tecnologias proporciona muito mais do que apenas a entrega de um aplicativo ou software: ele oferece uma grande e satisfatória experiência no mundo da programação.

>> Conheça mais sobre soluções Low Code e No Code com a Portfolio Tech. Para mais conteúdos como este, acesse as nossas redes sociais: Instagram @grupoportfolio e Linkedin.