Balanço do trimestre indica crescimento do Grupo Portfolio apesar da recessão

O Grupo Portfolio encerrou o primeiro trimestre de 2021 com resultados positivos, mesmo diante das adversidades na economia. Impulsionadas pelas crescentes mudanças que ocorreram nas organizações, as duas frentes do Grupo – Portfolio Tech e Portfolio Gestão – cresceram, juntas, 24% em comparação ao mesmo período de 2020.

Foram 19 novos contratos para desenvolvimento de softwares e para melhorias dos já existentes. Fechamos 14 novos contratos em soluções estratégicas para transformação e agilidade de práticas de gestão. Além dos serviços de automação de processos dos mais diversos segmentos atendidos pelo Grupo.

Consumidor mais exigente e mais atualizado

A razão para esse impulso é a transformação digital que a crise causada pela pandemia da Covid-19 acelerou. As empresas precisaram alinhar-se às novas formas de consumo, ao passo que adaptaram-se aos cuidados para evitar as contaminações com o vírus. Um exemplo dessa necessidade de mudança foi o crescimento de 122% do comércio eletrônico, de janeiro a novembro de 2020, segundo o indicador da Câmara de Brasileira da Economia Digital. Em 2021, os números do e-commerce tendem a continuar em crescimento. Segundo a consultoria Ebit|Nielsen, a previsão é de que as vendas pela internet cresçam 26%.

Estratégias que geram resultado

Para atender às necessidades que o novo cenário impôs às empresas, o Grupo Portfolio investiu em certificações, crescimento e aprimoramento das equipes. Foram 66 novos colaboradores contratados para as frentes Tech e Gestão. Os profissionais estão apoiando, com amplo conhecimento, as soluções que geram resultados significativos para os clientes, tanto na gestão estratégica quanto na transformação digital.

Cassio Germano, CEO do Grupo Portfolio, revela as principais estratégias executadas nesses cases: “ciência de dados, automação, métodos ágeis e ferramentas que facilitam a tomada de decisão estão em evidência, realçando a experiência das equipes do Grupo Portfolio na utilização dos frameworks mais atuais, validados pelos grandes players do mercado mundial”.

Foco na formação profissional para as novas exigências

Para os próximos meses, o Grupo pretende entregar a modernização dos seus cursos promovidos pela Portfolio Formação, por meio das Trilhas de Formação e certificações para as áreas de gestão e de tecnologia. Do mesmo modo, a pós-graduação MBA também passará por transformações alinhadas às exigências do mercado.

Ofertando disciplinas que conversam com a necessidade de qualificação mais rápida e atual, os cursos, em parceria com o Centro Universitário Farias Brito, poderão ser concluídos em apenas 12 meses e terão horários flexíveis. O objetivo é formar profissionais de alto desempenho e cada vez mais qualificados ao mercado, em menos tempo.

Expectativas para os próximos passos

Como resultado dos esforços e do investimento em conhecimento e em desenvolvimento, o Grupo Portfolio pretende crescer ainda mais. Novos contratos e ampliação de contratos anteriores estão em negociação para execução nos próximos meses. Cassio Germano analisa que a tendência é de que possamos encerrar 2021 com crescimento de 30% em relação ao ano anterior. “Um resultado bastante positivo, indicando que estamos no caminho certo, com crescimento sustentável da empresa.”