O que esperar do mundo pós-covid-19

 

Estudo levantado pela Harvard Business Review explica pontua mudanças necessárias e que se espera ocorrer no “novo normal”, período pós pandemia, em diversos setores de mercados e o que podemos aprender com a nova realidade.

 

Varejo

Passa por uma mudança acelerada. O e-commerce, que já vinha ganhando escala minuto a minuto, deixa de ser uma segunda opção ou meramente base de consulta de preços, e assume a preferência das pessoas. Espaços físicos serão substituídos pelas lojas conceito e de experimentação, hubs de “faça você mesmo”, ou seja, serão espaços de vivência e não prioritariamente de compras. O comércio tradicional encolherá e isso é uma tendência mundial.

 

Mobilidade

O setor também sentirá radicalmente o impacto das mudanças após o isolamento imposto pelo vírus. Ficou claro que viagens de negócios ou a presença no escritório podem ser facilmente substituídas pelas vídeo conferências. Isso levará a novas técnicas de liderança.

 

Educação

Está passando por uma quebra de paradigma muito intensa. Os cursos online estão sendo provados no meio da crise e gerarão uma revolução sem precedentes no setor e na forma como se aprende.As empresas de educação e agências reguladoras do setor, como o MEC, precisarão se conectar com o mercado de maneira ativa, entender as novas necessidades para fornecer os conteúdos necessários para o pós-Covid-19, que estará distante do que as universidades entregaram até então.

 

Operações

Deixamos o estoque just in time e entra o just in case. Empresas aprenderam que longas cadeias de suprimentos são vulneráveis em situações como essa que estamos vivendo, assim tendem a ter estoques maiores e a impressão 3D ganhará um mercado promissor, a fim de reduzir os custos de armazenamento.

 

Saúde

Assim como a grande revolução nos sistemas de educação, na saúde não será diferente. Startups de setor estão com alta demanda de trabalho, plataformas de consulta e inteligência artificial para diagnóstico são apenas algumas das novidades no pós-Covid-19. O pós-Covid-19 tende a intensificar pesquisas e sistemas de prevenção contra ameaças reais que nos mostraram o quanto somos vulneráveis.

 

Trabalho

Naturalmente passará por intensa e profunda transformação, forçando pessoas empregadas atualmente a repensar suas carreiras e, até mesmo, sua futura profissão. A capacitação e reciclagem nos treinamentos serão contínuas. Termos como “ex-aluno” deixarão de existir, pois cada pessoa precisará se atualizar e capacitar constantemente ou estará desempregada.

 

Para saber mais, clique aqui.