O novo consumidor pós Covid

Segundo o novo estudo da McKinsey & Company, o mercado mundial experimentará 4 horizontes: Preparação para tempestade, Navegando na Tempestade (Momento atual do Brasil), Saindo da Tempestade e Gerenciando o novo normal. Na primeira fase em que houve um fechamento de aglomeração e de serviços de alimentação o consumidor começou a estocar produtos industrializados.

A segunda fase, na qual estamos vivendo hoje, é onde as medidas de isolamento social surgem e ocorre o fechamento do varejo não essencial, nessa fase o mercado começa a ter uma alta demanda por produtos frescos e de higiene, houve também uma mudança significativa para o e-commerce. É nesse momento em que haverá um grande impacto econômico.

 

 

Na próxima fase, onde hoje se encontra a China, Coreia do Sul e alguns países da Europa, ocorrerá o relaxamento escalonado e reabertura do varejo. O consumidor continuará receoso porém há uma expectativa de alta demanda no mercado de produtos de higiene e e-commerce. Vale pontuar que nessa etapa o consumidor ainda estará preocupado em economia e gastando menos do que o usual.

Por fim, na última etapa ocorrerá a reabertura por completo do mercado, com um possível risco de retomada de meditas restritivas caso o vírus volte a se proliferar.

 

 

O comportamento do consumidor no “novo normal”

 

 

Para saber mais: MCKINSEY & COMPANY