Hunting para TI: por que contar com uma equipe especializada em buscar talentos?
A área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das mais promissoras dentre os campos de conhecimento de empresas atualmente.
Com demandas cada vez maiores, esses profissionais dificilmente ficam sem emprego e ganham destaque nas equipes das organizações, despertando o interesse de outras companhias que estão “de olho” nesses talentos.
O interesse em profissionais de TI especializados cresce, e a qualificação deles passa a ser um diferencial para a montagem do time, chegando a mudar até mesmo o sistema de recrutamento de trabalhadores.
Em tempos de multiplicidade de pessoas com conhecimentos em TI, é preciso garimpar talentos que sejam únicos para as características da sua empresa. Ter um serviço de hunting na sua organização pode manter o foco em cuidar de setores estratégicos.
Em linhas gerais, o que é hunting?
A palavra hunting vem do inglês e significa “caça”. Ou seja, esses profissionais são responsáveis pela busca ativa de talentos e estão sempre antenados nas novidades de trabalho de profissionais.
Diferente do tradicional search, onde as empresas esperam os candidatos para uma vaga, o hunting vai em busca dos melhores nomes que preencham os requisitos esperados.
O profissional do hunting, também chamado de headhunter ou consultor, será o responsável pelo monitoramento de profissionais de TI em outras corporações.
Ele irá estudar as melhores estratégias de como trazê-lo para a sua organização a partir dos requisitos da vaga a ser preenchida.
Trazendo para o contexto cotidiano, o hunting é como um “olheiro”. A serviço de uma determinada organização, ele analisa, investiga, seleciona e acompanha qualitativamente como funcionários de tecnologia da informação de outras empresas desempenham suas funções e ganham destaque. A partir disso, o “caça-talentos” usa suas estratégias para atrair a pessoa para o seu time.
Como é o modo de trabalho?
Ao contratar um serviço de hunting de TI para a sua empresa, é preciso que sejam definidos quais vagas serão preenchidas e qual o perfil pretendido. Vale lembrar que as escolhas a serem feitas pelo headhunter são pensadas sobretudo à médio e longo prazo, buscando construir relações duradouras com a organização.
Definidas as bases dos profissionais pretendidos, o consultor vai partir para os seguintes passos:
- Critérios a serem levantados para o funcionário de TI: definidos os pré-requisitos para o perfil da vaga, o headhunter vai atrás de colher mais informações dos candidatos através de redes sociais e outros profissionais;
- Mapear o que está sendo feito no mercado de TI: além de uma proposta salarial que seja tentadora, o consultor busca como deixar mais atrativo para o TI a nova vaga, incluindo planos de carreira;
- Contato com os candidatos em potenciais: prezando sempre pelo respeito às instituições, o headhunter entra em ação e inicia o contato com o funcionário e, pouco a pouco, evidencia o interesse em tê-lo em seu time;
- Convite formal: após todas as etapas concluídas, o consultor faz um apanhado geral das avaliações dos profissionais pretendidos e passa ao gestor da área de tecnologia da informação para que seja formalizada a proposta de contratação.
O processo de hunting, com esses passos básicos, ainda precisa se preocupar com as relações. Acima de tudo, o consultor busca o melhor para a corporação, mas sempre prezando pelo bom relacionamento entre as organizações e a transparência nos serviços executados. Além disso, aliada à estratégia, a objetividade na escolha do headhunter é o foco do trabalho.
E então, por que contratar uma empresa de hunting?
Como vimos, o foco dos consultores dessa modalidade de recrutamento é focar nos profissionais e qualidades técnicas que correspondam às vagas disponíveis, procurando em organizações nomes de destaque e que possam buscar novos desafios em suas carreiras.
A busca inteligente por nomes através dos headhunters garante aos empregadores que todo o processo foi desenrolado estratégica e minuciosamente, utilizando as abordagens e os métodos mais indicados para cada tipo de vaga a ser preenchida. Com uma boa empresa de hunting, a garantia é de sucesso para a organização com a chegada de profissionais qualificados.
Toda essa experiência pode ser encontrada na Portfolio Tech. Com expertise no mercado em alocação de serviço especializado, sua empresa garante foco no estratégico de ações internas e deixa com o Grupo a parte de execução de tarefas operacionais de TI.
Além disso, o hunting com foco em tecnologia da informação busca mais objetividade ao enxugar a sua equipe proporcionando profissionais mais qualificados para o seu time.
A Portfolio Tech oferece o serviço especializado em hunting e alocação de profissionais para os diversos projetos de TI. Nossas equipes estão disponíveis para auxiliar em todo o processo de definição de necessidades de contratação até o onboarding. Confira.
Gostou deste conteúdo? Fique de olho nas redes do Grupo Portfolio (Instagram | Linkedin) para estar por dentro de mais novidades.