BPM: Conheça os principais papéis na Gestão de Processos
O cenário corporativo atual vive em constante evolução e exige um empenho maior das empresas para conseguir destaque e competitividade.
A análise e leitura de dados e a gestão de processos ganharam muita força como uma vantagem competitiva. Uma das maneiras mais eficientes de se trabalhar os processos de uma organização, de uma forma geral, é com o BPM (Business Process Management), ou Gerenciamento de Processos.
Essa filosofia trabalha a partir dos processos da empresa. Ou seja, recolhe e organiza informações sobre a forma como esses processos são realizados a fim de identificar melhorias para aprimorar sua execução.
O mapeamento desses processos traz clareza sobre a distribuição de atividades dentro da empresa. Por meio disso, é possível identificar gargalos e coordenar melhor as tarefas. O resultado é uma maior entrega de valor para o cliente.
O BPM está bastante ligado à área de TI, mas pode ser aplicado em todas as áreas da empresa. Dentro desse ecossistema é preciso que haja colaboração de dos outros setores para que se alcance o sucesso definitivo.
Você sabe quais são esses papéis e como executá-los? Acompanhe abaixo e entenda como essas funções podem ajudar a sua empresa.
Principais atores de Gestão de Projetos
Em definição simples, esses atores são indivíduos que realizam ou proveem suporte à execução e à transformação dos processos de uma empresa. Para quem está sendo introduzido no conceito de BPM, é normal que haja dúvidas em relação a esses papéis. Abaixo, confira quais são os principais:
Patrocinador do projeto
O patrocinador, como o nome já diz, é quem patrocina o projeto em termos de recursos organizacionais. Também é responsável por defender a importância do BPM dentro da empresa. Ele é quem está encarregado de fortalecer essa cultura na mudança organizacional. Qualquer um que possua nível executivo pode ocupar esse cargo. Geralmente é alguém que ocupa o topo da hierarquia da organização.
Especialista de Negócio
Também levando ao pé da letra, esse papel é ocupado por um responsável da área de negócios. Esse personagem é quem vai contar e auxiliar a equipe de processos a como executá-los na prática. É necessário que esse cargo seja ocupado por alguém com considerável experiência em negócios para guiar o restante do time.
Dono do Processo e Gerente do Processo
A nomenclatura desses personagens varia bastante entre os especialistas. Alguns autores de BPM consideram que não há diferença alguma entre os dois. Outros, diferenciam por hierarquia. O dono do processo estaria acima do gerente do processo. Ou seja, o dono teria uma visão mais ampla e geral do funcionamento. O gerente estaria coordenando o dia a dia das atividades. Ambos têm a função de garantir o bom desempenho do processo na prática e que atinja todas as áreas da empresa.
Analista e Modelador de Processos
É comum que esses dois papéis também se misturem, mas geralmente são concentrados em apenas uma pessoa. Ela é responsável por conduzir as entrevistas de levantamento de processos, discutir os processos com o cliente e o modela na ferramenta. Após a modelagem, é responsável por validá-lo com os clientes. Quando essa função é dividida, o analista se encarrega da interação com o cliente na fase de levantamento e validação, enquanto o modelador pilota a ferramenta de montagem.
Arquiteto de Processos
São responsáveis por desenvolver um modelo de arquitetura corporativa de processos. Ainda mais, tem a responsabilidade de implementar e manter um repositório de processos, metodologia, modelos de referência e padrões.
Especialista Técnico
Ajudam a definir soluções de tecnologias de suporte e podem também ajudar na definição de novas capacidades para os processos de negócio com base em tecnologias habilitadoras. Bem como, prestam suporte em iniciativas de transformação de processos por meio da implementação de novas tecnologias. Também asseguram que os padrões técnicos da organização são respeitados.
Alguns desses atores atuam durante todo o ciclo de vida BPM, como o Patrocinador. Já outros participam apenas de etapas específicas. Por isso, é importante manter toda a equipe integrada nas atividades executadas durante os processos.
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