Certificações valorizadas na área de gestão
Um profissional certificado é visto com outros olhos pelas empresas. Por mais que elas não determinem a qualidade desse ou daquele profissional, acabam apresentando forte peso na seleção e até no reconhecimento dentro da empresa.
Uma certificação de qualidade e com importância reconhecida pelo mercado faz toda a diferença. Em primeiro lugar, é preciso destacar os benefícios obtidos por quem possui esses selos. Ter o certificado de uma instituição importante gera credibilidade e é a porta de entrada para um futuro profissional promissor.
Por isso, o fator crucial que se atrela à importância da certificação é o desenvolvimento pessoal. Os profissionais podem buscar certificações para mostrar suas capacidades perante os empregadores ou para atingir objetivos pessoais. As certificações definidas como objetivos pessoais podem ajudar a realizar uma experiência satisfatória.
A importância da certificação é muito evidente no caso de aquisição de expertise em novos produtos e serviços. Elas podem ajudar os profissionais a se tornarem especialistas no assunto, os destacando do resto da multidão, principalmente considerando que geralmente há menos documentação e materiais disponíveis para novos produtos e serviços.
Abaixo, listamos algumas certificações bem valorizadas para profissionais da área de gestão.
Profissional de Gestão de Projetos (PMP)® criada pelo Project Management Institute – PMI
O PMP® é o padrão-ouro da certificação em gestão de projetos. Reconhecido e exigido por organizações em todo o mundo, o PMP valida sua competência para desempenhar o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo projetos e equipes.
>> Confira: Preparatório para a certificação PMP – Project Management Professional.
Professional Scrum Master (PSM–I®) criada pela Scrum.org
Os profissionais que obtém essa certificação demonstram um nível fundamental de domínio do Scrum. Os detentores de certificados PSM I provam que entendem o Scrum conforme descrito no Guia do Scrum e como aplicar o Scrum em Times Scrum.
Professional Scrum with Kanban (PSK–I®) criada pelo Scrum.org
A avaliação Professional Scrum com Kanban nível I (PSK I) está disponível para qualquer pessoa que deseje validar seu conhecimento em como Times Scrum podem usar Scrum com Kanban para apoiar a criação e entrega de valor.
>> Confira: Preparatório para certificação PSK I – Professional Scrum com Kanban.
Approved Kanban Professional (AKP)® criado pelo IBQMI
Com esta certificação, você pode trabalhar como profissional em equipes ágeis que decidem aplicar o Kanban como método principal.
>> Confira: Método Kanban: Preparatório para Certificação IBQMI Aproved Kanban Professional®.
Design Thinking Professional Certificate (DTPC®) da Certiprof
A certificação profissional de Design Thinking oferece um entendimento detalhado dos principais conceitos e definições para melhorar sua interação com a experiência do usuário. A CertiProf® cobre as cinco fases principais para se tornar um Design Thinker: empatia, definição, ideação, prototipação e testes, que ajudam as organizações a criar propostas úteis que se adaptar às necessidades reais das pessoas.
>> Confira: Design Thinking: Preparatório para Certificação DTPC® da Certiprof.
Certified Business Process Professional (CBPP®) da ABPMP
A CBPP (Certified Business Process Professional) é a principal certificação para profissionais de gerenciamento de processos do mundo. Seu objetivo é atestar competências, conhecimentos e experiência em BPM (Business Process Management).
Estas são apenas algumas das diversas certificações existentes no mercado que podem trazer um retorno mais que positivo na sua carreira e que agregam conhecimento e bagagem.
Gostou do conteúdo? Fique de olho nas redes do Grupo Portfolio (Instagram | Linkedin) para estar por dentro de todas as novidades.